English English Portuguese Portuguese

Centenário de Paulo Freire ganha programação especial na TV Pernambuco

Paulo Freire centenário

Autor do clássico “Pedagogia do Oprimido”, o educador Paulo Freire completaria cem anos em 2021. Em setembro, mês em que se comemora seu centenário, a TV Pernambuco preparou uma programação especial, com entrevistas e documentários inéditos. 

No sábado (18), o Giro Nordeste, recebe a educadora Fátima Freire, filha do educador, às 19h. Às 22h, a TVPE exibe o documentário inédito “Paulo Freire – 100 anos”.  Já no domingo (19), às 12h, dia do aniversário do educador, a programação conta com o documentário “40 Horas na Memória”, que tem como protagonistas 19 ex-alunos do educador em Angicos (RN). 

No início da década de 1960, Paulo Freire dirigiu, no Rio Grande do Norte, um programa piloto de alfabetização de adultos chamado “As 40 Horas”. Angicos, uma pequena cidade no coração do estado nordestino, foi a primeira selecionada para desenvolver ali a pedagogia freireana.

Na sequência, você confere o documentário inédito “Fonemas da Liberdade”, um filme realizado a partir de materiais de arquivo coletados por seis cineastas sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire. 

Especial Centenário de Paulo Freire

Fátima Freire no Giro Nordeste
Sábado (18), às 19h

Documentário inédito “Paulo Freire – 100 anos”
Sábado (18), às 22h

Documentários “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angicos (RN)” e  “Fonemas da Liberdade”
Domingo (19), às 12h

Compartilhe em: